Em meio à falta de chuva, Sabesp reduz pressão da água à noite em Taboão, Embu, Itapecerica e região
A partir desta quarta-feira, 27, a Sabesp vai reduzir a pressão da água durante as madrugadas em toda a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra. A medida, determinada pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo), terá duração de oito horas por noite e busca preservar os níveis dos reservatórios, que atingiram o patamar mais baixo desde a crise hídrica de 2015.
Na prática, haverá uma espécie de racionamento de água durante a noite e os moradores devem economizar água para evitar transtornos.
Segundo a Companhia, o objetivo é minimizar os impactos da escassez de chuvas e garantir o abastecimento, sem comprometer a segurança hídrica. Os imóveis residenciais com caixa d’água não devem sentir os efeitos dessa redução de pressão.
Investimentos e obras de reforço
Desde a crise de 2014/2015, a Sabesp tem realizado obras para ampliar a resiliência do sistema de abastecimento. Entre os investimentos já concluídos estão o Sistema São Lourenço (2018), a interligação Jaguari–Atibainha, a modernização da ETA ABV e a ampliação da ETA Rio Grande. Recentemente, também foi concluída a reversão de águas do Rio Itapanhaú para reforçar o abastecimento da Grande São Paulo.
Estão previstas ainda novas entregas, como a ETA Baixo Cotia, que beneficiará diretamente cidades como Embu das Artes, além da Nova Travessia Taiaçupeba e a segunda fase de ampliação da ETA Rio Grande.
O plano emergencial da Sabesp prevê o uso de infraestrutura para trazer água de diferentes mananciais, o sistema flex (que permite abastecer uma região por mais de um sistema), novas interligações e aumento da capacidade de transferência do Rio Paraíba do Sul para o Cantareira.
A Companhia reforça a importância do uso consciente da água em todas as cidades da região, especialmente em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Os clientes serão informados por e-mail, mensagens de celular e outros canais digitais. O cadastro pode ser atualizado na Nova Agência Virtual da Sabesp, disponível 24h. Também há atendimento pelo WhatsApp (11) 3388-8000, no aplicativo Sabesp Mobile e pelo site oficial.
Da Redação do Jornal na Net